O planejamento é uma ferramenta administrativa
que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um
referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o
processo a que o planejamento se destina.
"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER
Estamos sempre a planejar; planejamos o que vamos comer, o que vamos fazer durante o dia, que roupa vamos usar, a que horas vamos dormir, com quem vamos sair. Administrar o tempo e a nossa vida é planejar.
Planejamento é
processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos,
visando ao melhor funcionamento daquilo que se está trabalhando. O ato de planejar é sempre
processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão
de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos
(humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos
determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações
(PADILHA, 2001, p. 30).
Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63). Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.
Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63). Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.
O ato de
planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar
sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em
nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de
planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em
etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina.
Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso
cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.
E para você o que é planejamento?
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